Total de visualizações de página

domingo, 15 de abril de 2018

FIVE NIGHTS AT FREDDYS - OLHOS PRATEADOS


Por Agente DPC

Iae pessoal, tudo na paz?
Hoje vou falar sobre esse livro que acabei de ler da famosa saga de jogos de terror FNAF.
Do criador do jogo, Scott Cawthon.


E da autora Kira Breed - Wrisley.

O livro expande o universo dos cinco jogos. 
Vamos falar um pouco sobre o jogo, antes de entrar no universo expandido.
No jogo um segurança é contratado para trabalhar por cinco noites em uma pizzaria. Ele basicamente tem que vigiar as câmeras e sobreviver durantes esse tempo. O jogo concentra-se na fictícia Pizzaria Freddy Fazbear. O jogador tem que economizar energia da pizzaria porque ela pode acabar caindo a noite e os animatrônicos (que são robôs revestidos com fantasias de animais que fazem a alegria das crianças, supostamente) podem atacar o segurança e obriga-lo a colocar uma fantasia que é cheia de mecanismos que esmaga quem veste.

Durante todo o jogo o segurança tem que conferir todas as câmeras, para ver se esta tudo em ordem e isso gera muitos sustos para o jogador quando no nada aparece uma cara de um bicho enorme bem na frente da tela, ou um animatrônico no meio do salão de festas sem explicações.


O jogo foi lançado em 8 de agosto de 2014, em 27 de agosto do mesmo ano foi lançado para Google Play Store, em 11 de setembro para IOS e em 5 de dezembro para Windows Phone, mas foi retirado da loja.
Fnaf foi uma febre entre as crianças e boa parte dos adolescentes. Esse é um jogo que deixou muitas pontas soltas. Não tem nenhuma explicação sobre o que acontece com os robôs da pizzaria.
Mas como sempre, FNAF não conseguiu escapar das teorias da internet.
Existem teorias sobre a ideia do jogo ser algo real e que houve desaparecimento de crianças em uma Pizzaria Freddy Fazbear e que realmente os animatrônicos são possuídos por algum mal assim como no jogo, mas nada disso passa de mais uma teoria.

Agora vamos para o livro.
Se nos jogos não tem uma explicação sobre o por que os animatrônicos agem daquele jeito, no livro tem, mesmo que não tão aprofundada assim, mas tem.
Parece que a autora usou como base a teoria sobre o jogo como base para sua narrativa.
A historia se passa em Hurricane que é uma cidade localizada no estado norte-americano de Virgínia Ocidental, no Condado de Putnam.
No livro a autora narra a história de seis amigos que depois de dez anos se reencontram em Hurricane, a cidade em que todos eles moravam antes do incidente ocorrido. Charlie, Jhon, Lamar, Marla (e seu irmão mais novo, Jason, que não fazia parte do grupo porque era apenas um recém nascido na época), Jessica e Carlton. De todos eles somente Carlton permaneceu na cidade. 
A autora tem como foco a historia de Charlie que é filha do antigo dono da pizzaria Freddys, que tem tudo haver com todo o conflito que vai crescendo durante a narrativa.
O motivo de todos se encontrarem após todos esses longos anos é para participarem de uma espécie de homenagem a seu Michael que a dez anos atrás havia morrido de uma forma misteriosa. 
Todos se reencontram, mas as coisas já não eram a mesma depois de todos aqueles anos. As únicas coisas que havia em comum entre eles naquele era o amigo Michael e a pizzaria Freddys. 
Antes da homenagem todos eles se encontraram em uma lanchonete para o café e começaram a fazer perguntas sobre a pizzaria e depois da homenagem decidem ir até o local onde ela ficava só para matar a curiosidade. Daí para a frente você terá que ler para descobrir. Se falar mais vou acabar soltando algum spoiler.
Bom, em uma analise geral o livro é bom, vale a pena ler. Ele é um misto de terror e suspense. 
Durante toda a leitura a autora vai te levando por um caminho tortuoso, enganado o leitor muitas vezes e isso é interessante. Em alguns momentos parece que ela vai entregar algo muito aterrorizante, mas na palavra seguinte não era bem isso. E ao contrario também acontece. 
Críticas ao livro tenho duas somente. A primeira é que o livro poderia ser escrito com menos páginas. O livro tem muitos picos de ação e monotonia. Em algumas partes parece um trecho do livro do Tolkien, muita descrição de cenário e de ações de movimentação do personagem que não faria falta nenhuma. Tem praticamente um capitulo todo que segue dessa forma, mas se você for ler seja forte e termine ele o mais rápido que puder, porque depois continua um pouco parado, mas depois flui bem. A segunda é que a autora poderia ter dado um pouco mais de emoção em algumas partes da narrativa (quem ler vai perceber isso, ou não. Vai depender do gosto de leitura de cada um), essas partes em especifico foram bem decepcionantes. Mas o interessante é que a autora sabe muito bem como ganhar um leitor. Ela deixa um gancho enorme no começo da leitura, dessa forma ela usa da arma fatal para conquistar qualquer um que ler que é a curiosidade. Ela não entrega nada de bandeja deixa o leitor curioso e faz ele ir até o final para saber realmente o que está acontecendo
Não é nada extraordinário, é uma narrativa simples, o que torna a leitura mais prazerosa e rápida. 
Então é isso. Leia e comente o que achou do livro. 
E até a próxima. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário