Total de visualizações de página

quinta-feira, 6 de abril de 2017

PUNK ROCK JESUS

POR AGENTE ELEVEN


Vocês conseguem imaginar um clone de Jesus em pleno século 21 cantando em uma banda de Punk Rock? Pois o artista americano Sean Murphy não só imaginou como colocou tudo isso e muito mais na HQ “Punk Rock Jesus “.    
Sean Murphy é um ilustrador Americano conhecido por trabalhos como Batman/Scarecrow Year One da DC comicis (roteiro de Bruce Jones ) e Joe: The Barbarian da Vertigo (roteiro de Grant Morrison ). Em Punk Rock Jesus ele é responsável pelo roteiro e pela arte. Nesse texto vou falar um pouco sobre a história e seus personagens sem soltar muito spoiler.
No ano de 2019 uma produtora de TV resolveu criar um novo reality show. Para inovar, esse programa iria clonar Jesus através do DNA encontrado no Sudário de Turim e mostrar o seu dia-a-dia. Transmitido de dentro de um complexo construido para tal propósito e batizado de J2, essa segunda vinda de Jesus tem de tudo, desde uma mãe virgem até o nascimento no dia 25 de dezembro. Tal evento causa um grande alvoroço na mídia e causa discusões tanto na comunidade cientifica quanto na religiosa.


Mas Chris, o novo Jesus, não é o Messias que muitos esperavam e com 14 anos de idade se revolta contra o projeto e acaba se juntando á uma banda de Punk Rock. Tal ato trará uma grande repercussão que culminará em um final interessante.
A história tem personagens interessantes como Slates, o produtor do projeto, um sujeito capaz de qualquer coisa para ver seu investimento dar lucro; Gwen, a mãe de Chris que sofre por ver seu filho exposto desta maneira; a doutora Epstein, uma cientista que balança entre a ética e o termino de sua pesquisa que depende financeiramente do sucesso do J2 e Thomas, um católico ex-militante do IRA. Chamo atenção para este último personagem. Escolhido para ser o chefe de segurança do projeto, ele é movido pela sua fé e no decorrer da história flashbacks vão revelando os passos que o levaram até ali. Ouso a dizer: parece que ele é o personagem principal e Chris um coadjuvante.


No decorrer da história varios assuntos são abordados como a manipulação da mídia, o sucesso que os Reality Shows fazem entre a massa, o fanatismo religioso, o ceticismo, terrorismo e outros ismos. E, apesar de parecer polêmica, essa HQ nos fala de fé.
Os desenhos são em preto e branco e se intercala entre dialogos no mínimo interessantes, visto que tenha tantos personagens diferentes interagindo e cenas de ação, cortesia principal de um grupo cristão. Para aqueles que quiserem dar uma conferida na história, aqui no Brasil ela saiu na revista Vertigo, da EDITORA Panini nº 40-45. (março 2013-agosto 2013 ).

Valeu e até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário