Considerações sobre a trama (CONTÉM
SPOILERS!)
Outro
trunfo de Tales são seus personagens. Os quatro personagens principais são
muito carismáticos, e na primeira metade do jogo são muito bem desenvolvidos.
Há diálogos marcantes e engraçados, que fazem com que você realmente se importe
com os personagens. Logo você notará que Cless é um enfezado, Mint é uma menina
sensível, Klarth é um doidão e Arche é uma… bom, digamos que ela é um tanto
precoce para uma menina da sua idade.
Infelizmente, na segunda metade do jogo o
desenvolvimento das personalidades diminui a marcha sensivelmente. Há menos
diálogos, e menos surpresas ou aprofundamentos quanto a história de cada um,
com poucas exceções. Bem perto do final há um evento interessante com Mint, mas
de modo geral, após o evento do canhão Mystek em Midgard, nota-se uma queda no
ritmo. Há uma tentativa fracassada de inserir Chester no grupo, mas o jogador
não vê bons motivos para trocar algum membro do grupo por ele, e ele acaba
ficando no banco por boa parte do tempo. Dado o histórico do jogo, podem ter
havido problemas na produção que afetaram um pouco o ritmo. O fato é que a primeira
metade do jogo, de um modo geral, parece mais interessante que a segunda.
É
curioso notar que até os elementais invocados por Klarth têm personalidade.
Embora o jogo só dê leves pinceladas nesse aspecto, não só há um diálogo com os
elementais quando os mesmos são encontrados como alguns participam ativamente
de alguns momentos do jogo, como na ida à cidade submersa de Tor e no evento em
que Origin exibe uma cena do passado de Klarth. Seria interessante ver a idéia
ainda mais desenvolvida em outros RPGs.
A
trama tem ótimas idéias. O final é bastante interessante, invertendo os papéis
e mostrando que a sede de vingança do “herói” Cless apenas contribuiu para a
destruição de outra civilização inocente. Não que Cless tivesse alguma escolha,
era o mundo dele ou o de Dhaos, mas é bastante reprovável a postura de Cless
diante do “vilão”. Mais correto seria dizer que não há heróis em Tales, apenas
uma luta desesperada pela sobrevivência entre duas civilizações. Fascinante a
idéia. Minha única crítica é quanto ao final, em que os desenvolvedores deram
uma aliviada na coisa toda, fazendo com que Martel salvasse o mundo de Dhaos,
arruinando o drama. Fica a impressão de que o final do jogo foi “remendado”
para aliviar o clima. Melhor seria ter tido a coragem de encerrar Tales of
Phantasia com um toque de melancolia à la Phantasy Star II. É como dizem, calça
de veludo ou c* de fora.
Conclusão
Tales
of Phantasia é um baita RPG, oferecendo uma boa trama, bons personagens e um
excelente sistema de jogo. Incrível como não teve uma influência maior sobre
outros jogos do estilo. O Gagá recomenda Tales a todos os amantes de RPG, em
particular àqueles que têm tempo de fuçar todas as side-quests do jogo.
Caso você não seja exatamente gamer e queira pular a parte do jogo,mas se interessou pela história,neste link você pode assistir os quatro episódios do anime que resumem bem o jogo:
Tales
Of Phantasia: The Animation
http://www.animakai.tv/anime/tales-wf-phantasia-the-animation
http://www.animakai.tv/anime/tales-wf-phantasia-the-animation
Tipo:
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Anime
|
Estúdio:
|
Geneon Universal EntertainmentL
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Gêneros:
|
|
Status:
|
Completo
|
Ano de lançamento:
|
2004
|
Sinopse e Detalhes
IC Informações complementares
Cless Alvein, um
jovem espadachim da cidade de Totus, junto com seu amigo Mint Adnade, um
curandeiro com o talento de Mana, são enviados de volta no tempo para derrotar
Dhaos, um feiticeiro aprisionado por seus pais décadas atrás. Junto com a ajuda
do arqueiro Chester Barklight, o convocador Klarth F. Lester eo meio-elfo Arche
Klaine, procuram corrigir os erros do Dhaos e devolver a paz à terra. ".
Tales of Phantasia" Com base em 1995 Super Famicom jogo pela NAMCO.
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