Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Matrix e Frozen. ( Por André C.O.)


Fala galera.
Hoje vou falar um pouco sobre o filme Frozen e como ele é parecido com outro filme: Matrix. Mas o que a história da princesa que precisa salvar sua irmã e impedi-la de causar uma era do gelo tem á  ver com a história do Neo e sua turma lutando contra as máquinas? 
Bem , em Matrix sabemos que os humanos estão presos em um programa de realidade virtual criado pelas máquinas para aprisiona-los. Thomas A. Anderson , o Neo, é um destes humanos que vive sua rotina sem se aperceber que esta sendo controlado. Porém, mesmo preso á Matrix, há algo que o instiga, que o faz querer saber mais. Uma fagulha de liberdade dentro dele.
Em Frozen, a Matrix é o castelo onde Anna vive isolada, privada até mesmo do contato com sua irmã. Mesmo que estas medidas foram tomadas pensando no melhor para ela, isto acaba a limitando aquela realidade, sem dar a chance dela vivenciar o mundo la fora, ou seja, ela só tem uma ilusão sobre a realidade, sem a vivenciar. Mas, assim como Neo, Anna tem em si o sonho de se libertar desta prisão.
Neo recebe o chamado de Morpheus e ao acatar este chamado é despertado em um mundo completamente novo. A realidade fora do mundo das máquinas se mostra estranha e Neo precisa se adaptar á sua nova condição. O chamado de Anna ocorre quando Elsa, sua irmã, perde o controle de seus poderes e foge, causando um inverno eterno no reino. Anna então tem que partir em busca de sua irmã fora dos muros do castelo. Um mundo estranho e desconhecido para ela. Em sua jornada ela encontra o homem da montanha Kristoff e o boneco de neve magico, Olaf que passam á ser seus aliados, assim como Neo em Matrix tem como aliados Morpheu, Trinity e os demais tribulantes da Nabucodonosor.
Após ser inserido nesta nova realidade, Neo enfrenta vários desafios. Então ocorre a traição de Cypher, que se vendeu aos agentes em troca de ser reconectado á Matrix. Depois de uma serie de eventos, Neo confronta o agente Smith e acaba sendo morto por ele. Porém, com um gesto de verdadeiro amor de Trinity, Neo renasce, agora mais poderoso e derrota o seu inimigo. Neo agora é um novo homem, com maior controle de seus poderes e disposto á usar para salvar a humanidade.
Anna também enfrenta perigos em sua jornada  e é ferida, sem intenção, por Elsa no coração o que  faz com que comece á congelar de dentro  pra fora. Ela também é traída então pelo príncipe Hans que só queria casar com ela para se apossar do reino. A trama segue até que, Anna se sacrifica para salvar sua irmã das mãos de Hans. Mas com este gesto de amor, Anna se descongela e então ela e irmã compreendem que o amor é a chave para tudo, inclusive controlar os poderes de Elsa. O príncipe Hans é levado para pagar por seus crimes e as duas princesas utilizam as lições que aprenderam para ajudar as pessoas do reino.
Como viram, á bastante coisa em comum entre os dois filmes. Na verdade eles contam a mesma história mas de forma diferente. Joseph Campbell, um antropólogo chamava esta narrativa cíclica de Monomito ou Jornada do Herói. Não só Frozen e Matrix, mas outros filmes, livros, contos, mitos e até mesmo animações seguem este sistema. Para quem quiser saber um pouco mais sobre o Monomito recomendo o vídeo abaixo.


E se vocês gostaram do post comentem e compartilhem. Ajudem á divulgar pois terei outros textos semelhantes á este. Até mais.

4 comentários:

  1. Viagem hein rsrs
    Tu deve ter a mente muito afiada
    Eu ainda não frozen, mas agora fiquei curioso. Quero ver se consigo enxergar matrix ali.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, depois que você conhece a jornada do herói fica mais fácil fazer estas comparações. Escolhi Frozen e Matrix mas daria pra fazer com outros filmes. Assista o video da jornada do herói, pegue um filme que você goste e tente encaixar ele na jornada. Depois me conta como foi.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir