Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de julho de 2016

O ASSASSINATO DE ROGER ACKROYD POR JONY PEREIRA

O Assassinato de Roger Ackroyd


                Vou começar essa série de livros com um clássico, que citei no meu texto anterior sobre Agatha Christie. Vou falar de um clássico dessa autora, considerado como sua obra prima e também a história que tornou Hercule Poirot mais conhecido entre os leitores. Vou falar de seu livro “O Assassinato de Roger Ackroyd”.


            No tempo em que eu ainda estudava, costumava ir à biblioteca municipal para pegar alguns livros emprestados e HQs também. Nessas minhas idas à biblioteca sempre via vários livros de Agatha Christie. Tinha até vontade de ler, mas nunca lia, deixava sempre para depois. Pois bem, esse depois demorou alguns anos.


            Enfim, há pouco tempo atrás consegui ler e achei excelente a narrativa. No começo da leitura achei estranha e parada a história, mas isso porque não estava acostumado com romances policiais. Só que no decorrer da leitura percebi que a história entrou em um mistério que aumentou minha curiosidade, além da empatia com os personagens. Todos eles necessários para a construção do romance. Cada um com suas particularidades que, por um momento, a autora torna suspeito, mas logo depois já não é mais. Durante toda a leitura a autora nos faz pensar que cada personagem em algum momento da narrativa é suspeito, até o mais improvável deles deixa o leitor com uma pulga atrás da orelha.


            A história toda é narrada pelo personagem Dr. James Sheppard, o médico da cidade. Ele começa dizendo que a cidade é um pouco monótona, nada de especial acontece ali, até o assassinato misterioso de Roger Ackroyd, o homem mais rico daquela região. Não vou dar spoilers, mas o que posso dizer é que antes de sua morte, a vítima se viu envolvida em outro mistério, que é levado até o final do livro.


São muitos personagens. Um deles que se destaca é Hercule Poirot, que nessa história se tornou mais conhecido entre os leitores dos romances de Agatha Christie.
O que prende o leitor é o mistério. A cada página, novas descobertas. A cada capítulo uma revira-volta nos acontecimentos. Fica difícil de saber quem é o assassino até que se chegue ao fim do livro. Quem conhece um pouco mais sobre técnicas de escrita pode até conseguir ter uma ideia, ou descobrir quem é o assassino. Abaixo segue um vídeo do canal Livro&Café que fala um pouco sobre essa ideia e sobre o livro também.




É uma leitura muito satisfatória quando se consegue ir até o final. É um tempo muito bem investido. Espero que gostem do texto e que leiam o livro, e pra quem já leu que possa relembrar lendo esse pequeno resumo.

EU LI A VERSÃO DESSA CAPA.



4 comentários:

  1. Curo bastante os livros da Agatha Christie. Ja li vários mas infelizmente em meu acrvo só tenho dois. Este do texto eu ainda não li mas agora ta minha lista.

    ResponderExcluir
  2. Eu só li esse que era da minha esposa kkkkkkk mas já tem outros na lista.

    ResponderExcluir
  3. Eu amo Agatha Christie e tenho vários livros dela aqui em casa! Ela é minha autora favorita! Quer outros livro ótimo dela (uma resposta que não seja: Todos) leia "Um Destino ignorado", "Um inimigo secreto" e "Os cinco porquinhos". Deixe para ler "Cai o Pano" depois de ler vários livros dela (esse tem algumas referências) ^_~ #AmoAgarhaChristie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses livros ainda não conhecia. Comecei a ler os livros dessa autora não faz muito tempo, mas já gostei muito. Já li cartas na mesa e a casa do penhasco, fora esse do post. E agora to lendo "depois do funeral". Obrigado pelo comentário.

      Excluir