VIDA ALIENIGENA
PARTE 10
POIS BEM PARA EXPLICAR ISSO VO USAR A BOA E VELHA KIBAGEM, DAÍ VC JÁ SABE, A PARTIR DA INFORMAÇÃO TECNICA É SÓ "VIAGEM NA MAIONESE". BORA ENTÃO!!
“Trata-se
de um cálculo criado pelo astrônomo norte-americano Frank Drake, em 1961, que
tem como objetivo estimar a quantidade de civilizações extraterrestres ativas na Via
Láctea, que teriam a capacidade de
estabelecer uma comunicação.
De acordo com o Instituto de Pesquisa de Inteligência Extraterrestre (SETI), esse cálculo geralmente é descrito como:
De acordo com o Instituto de Pesquisa de Inteligência Extraterrestre (SETI), esse cálculo geralmente é descrito como:
Mesmo que você não seja um mestre em matemática, não é difícil entender a base desse cálculo. Veja:
N = número de civilizações na Via Láctea que poderíamos estabelecer contato
R * = A taxa de formação de estrelas em nossa Galáxia
fp = A fração de estrelas com sistemas planetários
ne = O número de planetas, por sistema estelar, com um ambiente adequado para a vida
fl = A fração de planetas adequados em que a vida realmente possa se desenvolver
fi = A fração de planetas que desenvolvem vida inteligente
fc = A fração de planetas com vida inteligente e que têm o desejo e os meios necessários para estabelecer comunicação
L = O tempo esperado de vida de tal civilização.
O grande desafio é que, até agora, os astrônomos não possuem os números exatos dessas variáveis, portanto, qualquer cálculo sobre a equação de Drake não passa de uma estimativa aproximada. Por outro lado, Drake forneceu alguns valores baseados em suas pesquisas:
R* - estimado em 7/ano
fp – estimado em 0,5
ne – estimado em 2
fl – estimado em 0,33
fi – estimado em 0,01
fc – estimado em 0,01
L – estimado como sendo 10.000 anos
De acordo com dados de Drake, se considerarmos apenas as estimativas acima, que são as mais conservadoras e pessimistas, chega-se ao cálculo:
N = 7 × 0,5 × 2 × 0.33 × 0,01 × 0,01
× 10 000 = 2,31
Ou seja, na visão mais conservadora, com os menores números possíveis, chegamos a um resultado médio dizendo que existem na Via Láctea, neste exato momento, cerca de 2 civilizações inteligentes capazes de se comunicar com o ser humano.”FIM DA KIBAGEM!
POIS BEM, COMO VC PODE TER PERCEBIDO, MESMO COM O CENÁRIO MAIS PESSIMISTA O TIO DRAKE ESTIMOU QUE AO MENOS 2 CIVILIZAÇÕES INTELIGENTES PODEM EXISTIR E TER AS CONDIÇÕES DE SE COMUNICAR COM OS HUMANOS. E VC PERBEBEU QUE ELE LEVOU EM CONSIDERAÇÃO FATORES FUNDAMENTAIS PRA DESENVOLVER SUA EQUAÇÃO, COMO: ESTRELAS QUE PODEM ABRIGAR PLANETAS, ZONA HABITAVÉL, PLANETAS POTENCIALEMNTE HABITAVEÍS ORBITANDO AS TAIS ESTRELAS.. ENFIM, O CARA MITOU MANO!!
MAS CALMA AÍ JOVEM PADAWAN!! ELE TBM DISSE QUE ESSA CIVILIZAÇÃO PODE JÁ ESTAR EXTINTA( TEMPO DE "VALIDADE" ESTIMADO DE 10 MIL ANOS) OU QUE ELA AINDA ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO. NÃO DÁ PRA SIMPLESMENTE SABER EM QUAL ESTÁGIO EVOLUCIONÁRIO OS ETS ESTÃO, SE EXISTIREM, CLARO.
OUTRA HIPOTESE É QUE ESSAS CIVILIZAÇÕES ESTÃO TÃO LONGE QUE SIMPLESMENTE NÃO SABEM QUE EXISTIMOS. PRA VC TER UMA IDÉIA O NOSSO SINAL DE RADIO MAIS ANTIGO NEM SAIU DOS ARREDORES DO NOSSO SISTEMA SOLAR AINDA. MESMO QUE "OS CARA" MANDEM SINAL PROS QUINTOS DO UNIVERSO, AINDA ASSIM, NÃO FOMOS MUITO LONGE EM ESCALA UNIVERSAL. PRA VC TER UMA IDÉIA A VIA LACTEA, A NOSSA GALÁXIA TEM O TAMANHO DE 100 MIL ANOS LUZ, USSO SIGNIFICA QUE ALGO NA VELOCIDADE DA LUZ LEVARIA 100 MIL ANOS PRA IR DE UM LADO AO OUTRO DA VIA LÁCTEA. OU SEJA A "DANADA" É GRANDE. MUITO MAIOR QUE MINHAS ESPERANÇAS DE SE TORNAR UMA WEB CELEBRIDADE.
POR SER TÃO GRANDE, AS ESCALAS CÓSMICAS, SÃO AINDA A MAIOR BARREIRA PARA UM POSSIVEL ENCONTRO COM OS PARENTES DO ZÉTE(NOSSO CHEFE AQUI DO BLOG). POR ISSO MUITA COISA QUE EU E VC VEMOS NAS INTERWEBS AINDA É MERA ESPECULAÇÃO. MAS EU COMO UM BOM NERD ADORARIA ENCONTRAR UM ET QUE VOA E USA UMA LETRA DO ALFABETO NO PEITO( ENTENDEU A REFERENCIA?) MAS ATÉ ISSO ACONTECER, SE ACONTECER, OS MIJÕES VÃO FICAR BRIGANDO NA INTERNET QUERENDO SEMPRE TER A FAMIGERADA "RAZÃO". É POR ISSO E OUTRAS COISAS QUE EU NAO COMO CEREBRO HUMANO!
ATÉ MAIS LINDOSOS!!!
Fonte:
http://www.galeriadometeorito.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário