Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Semana X - Quadrinhos vs Cinema parte 2



In Nomine Patris

Hoje vou falar do segundo filme dos X-Men. Para quem não sabe o filme foi adaptado de uma grafic novel dos mutantes: Deus Ama, o Homem Mata. ( ta bom x-maniacos, eu sei que ela tinha originalmente outro nome mas eu gosto mais deste). Mas o que tem á ver Deus com X-Men 2? . Bom, vejamos.
Nesta continuação, alguns mutantes começam a ganhar destaque na trama, como por exemplo Kitty Pride e Homem de Gelo.Outros perdem destaque, como a Vampira (nem fez falta) e Pyro começa a mostrar seu lado rebelde. O romance entre Boby  e Vampira se desenvolve algo que definitivamente não esta nas hqs. Qualquer pessoa que tenha algum conhecimento x-mengistico, sabe que o par da Vampira é o mutante Gambit, enquanto o Homem de Gelo entre uma namorada e outra tem um caso com Polaris. Noturno entra em cena (ar-ra-sou). Historia um pouco alterada, já que ele não tem nenhum envolvimento com Striker nos quadrinhos. E temos o tal de William Striker.
Nas hqs, Striker era um militar e tinha um filho. Isso bate com o filme. Porém ao descobrir que seu filho era mutante, William não exita em mata-lo e também mata a sua esposa. Ele tenta então suicidio mas é salvo “milagrosamente”. Á partir daí, ele passa á acreditar que Deus tem um propósito maior para ele e passa á caçar as crias de Satã: os Mutantes.
O, agora Reverendo Striker,c om seu exercito de “Purificadores” sequestra Xavier, faz lavagem cerebral nele para usar seus dons telepáticos para matar os mutantes. Aqui novamente as duas historias coincidem ( filme e hq) com apenas algumas diferenças entre elas. Outra coisa que ocorre tanto nos quadrinhos quanto no filme é a aliança passageira entre Magneto e os X-Men. Porém muita coisa difere. Nas hqs o reverendo não tem ligação com o projeto arma x e nem com a Lady Letal. Alias, esta também esta diferente de sua versão no papel.  Nos quadrinhos, Yoriko foi ao Mojoverso conseguir implantes cibernéticos para se igualar á Wolverine e poder recuperar a honra de sua familia que teve o projeto de revestimento de ossos com adamantium roubado.
De volta ao filme, no final, os planos de Striker são frustados e ele aparentemente morre. Pyro se junta finalmente á Irmandade. E claro temos o sacrificio de Jean Grey para salvar seus companheiros. Algo que não tivemos na hq, mas é um fator essencial para a continuidade da hisória dos mutantes no cinema, como veremos em outro post. E aqui termina o filme.
Nos quadrinhos, Striker só é preso. Tem então uma continuação, Deus Ama o Homem Mata 2, onde Lady Letal ajuda Striker á fugir e ele vai atras de Lince Negra. Nesta aventura os X-Men enfrentam também soldados hight-tech. Aqui vemos que o filme inspirou a história (Lady Letal auxiliando Striker, os soldados militares ) que foi lançada após o filme. Willian apareceria ainda em Dizimação, aproveitando a confusão causada pela Feiticeira Escarlate, falando que era um sinal de Deus, e investindo em sua caçada mutante, sendo responsável pela morte de vários mutantes que haviam perdido seus poderes e de alguns mutantes ainda ativos, sendo personagens importantes dos Novos Mutantes.

Vimos então que enquanto o filme partiu para o conceito militar e o projeto x, os quadrinho tomou uma via mais religiosa, sendo que durante as historias era comum ver o Reverendo Striker citar versículos da bíblia. 
E é isso. Na próxima parte preparem-se para testemunhar uma das maiores sagas do universo mutante. Contemplem a Fênix em todo seu explendor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário