Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Divergente - A História que Não Deu Certo - por Agente Eleven



Quando um livro é adaptado para o cinema normalmente sua história sofre mudanças. Algumas sutis, outras mais evidentes. algumas necessárias, outras totalmente descartáveis. Enfim, tem algo diferente. E normalmente estas mudanças não agradam muito os fãs. Mas como eu disse, algumas dessas mudanças são sutis e assim a gente consegue relevar. Outras mudanças acabam se tornando interessantes e mesmo que não seja fiel ao livro, acaba nos trazendo uma nova maneira de ver a história. Estas mudanças são necessárias para adaptar a história á nova mídia e atrair outras pessoas. Mas nem sempre alterar a história da certo.



Um exemplo recente é o da Saga Divergente, adaptado dos livros homônimos da autora Veronica Roth. A saga que começou em Divergente, passou por Insurgente chegou ao seu ápice negativo em Covergente, o penúltimo filme, já que o ultimo livro foi dividido em dois filmes sendo o ultimo intitulado Ascendente. Porém, em uma estranha ironia do destino, Ascendente marca o declínio da saga. Acha que estou exagerando?
Após a recepção negativa de Ascendente, os produtores decidiram que o ultimo filme não será lançado no cinema, sendo que vai direto para a televisão. Essa noticia afetou o elenco. Os atores Miles Telles ( Peter ) e Shailene Woodley ( Tris ) que é a protagonista da história, disseram que não sabem se vão voltar para o ultimo filme. Afinal a ideia inicial do projeto era ir até o fim nos cinemas. E mesmo o diretor Robert Schwentke, que rodou os dois últimos filmes da saga, não irá dirigir este.
Mas o que pode ter dado errado?
Como eu disse, nem sempre as mudanças do livro para o cinema dão certo. Desta vez erraram feio. A história é sobre adolescentes que se aventuram em um futuro utópico. Tivemos bastante disso ultimamente: Jogos Vorazes, Maze Runers por exemplo. O diferencial destas histórias são os personagens e a interação entre eles e como elas afetam a história. Bem, simplesmente tiraram esta parte da saga divergente concentrando apenas no relacionamento entre Tris e Quatro. Assim restou apenas mais uma história com personagens vazios. Tris e Quatro não conseguiram levar a trama inteira sozinhos.



Outro fato que pode ter contribuído para o fracasso da saga é que ela foi lançada em meio á invasão de super-heróis no cinema. E tivemos ainda a volta da gigante " Star Wars". Poucos filmes conseguiram se destacar nesse meio todo.
É uma pena pois é uma saga que tinha potencial. Gostei dos livros, são interessantes e nota-se a diferença entre ele e o filme. Para quem é fã do gênero é uma boa pedida. E não. Não assiti Convergente no cinema e tão pouco verei seu fim na televisão. Ficarei com o final o livro em minha mente para não me decepcionar.
Até a próxima pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário