Total de visualizações de página

domingo, 4 de setembro de 2016

Turma da Monica Jovem - A Umbra - por André ( Eleven ) C. O.



Fala galera
Quem aqui lê ou já leu as histórias da Turma da Mônica Jovem?
Eu cresci lendo os gibis da dentuç...ops...Mônica e sua turma. Na verdade leio até hoje. Porém, quando vi que ia sair uma versão mangá com a turma já crescida confesso que não me interessei muito. Acabei lendo uma história ( ou parte dela já que as histórias da TMJ são estilo saga e não "soltas" como as clássicas), achei legalzinho o roteiro mas ainda sim não me pegou. Até que um dia vi um amunicio. "Turma da Mônica Jovem - A Umbra". Precisava conferir esta. Achei que seria um encadernado ( A MSP tem lançado umas Graphic Novels boas ) mas quando cheguei á banca vi que se tratava de uma história que passaria na hq mensal. Mas do que trata esta história?


A história foi publicada nas edições 74 á 76 da TMJ. A turma viaja até um lugar chamado Sococó da Ema para fazer um trabalho de escola. Após alguns contratempos na estrada eles chegam ao local que esta em festa por causa do " Festival da Jumenta Voadora", uma festa em volta de uma lenda local. E é investigando esta lenda que a turma se depara com um sórdido segredo e se envolvem numa trama de outro mundo ( quando digo outro mundo me refiro ao além).


A trama é cheia de reviravoltas e revelações. Um suspense que não deixa nada á desejar para quem gosta do gênero. O destaque para mim fica para Os Filhos da Umbra, as crianças fantasma da história. Elas foram desenhadas em estilo gótico-vitoriano, o que dá um ar mais sombrio ainda á história. E tem ainda a Morte ( que pra mim estava em sua melhor representação na história da MSP) As capas das hqs são uma obra de arte á parte sendo que a da primeira parte vem com detalhes que brilham no escuro. A da segunda parte eu tenho vontade de imprimir e moldurar. ( sou fã do estilo gótico-vitoriano) e a ultima faz jus ao clímax da parte final.


Outro detalhe interessante é a referencia ás histórias clássicas. Fatos ocorridos nas histórias da trama ainda criança afetam diretamente na trama da Umbra. E temos ainda, claro, as consequências que uma trama deste tipo causa no universo das histórias, já que ,como mencionei, as histórias seguem como sagas continuadas. Eu não acompanhei o que ocorreu antes e nem acompanhei o que veio depois. Mas percebi que algumas coisas que ocorreram na história não se encerraria por ali. E por falar em encerrar, temos um final surpreendente que deixa um grande interrogação em nossas cabecinhas.

Bom pessoal, Fui meio vago de propósito para não entregar muita coisa. Mas digo que vale á pena dar uma conferida na saga. Pode dizer que o roteirista ( que não foi o Mauricio ) fez o papel de Tim Burton brasileiro.
Por hoje é só pessoal. até a próxima.
E não leiam esta história antes de ir dormir huáhuáhuáaaaa ( era pra ser uma risada maligna )

Nenhum comentário:

Postar um comentário