Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Rogue One pelos olhos de um leigo - por Agente Eleven

CONTÉM SPOLIER - Leia por sua conta e risco


Fala galera. Hoje vou falar um pouco sobre este que pode ser considerado o melhor filme do universo Geek/Pop do ano: Rogue One: Uma história de Star Wars.
Rogue One é uma one-shot que se passa no universo de Star War. E apesar de ser lançado entre o episódio VII ( ano passado ) e o episódio VIII ( previsto para o ano que vem), a história se passa entre o episódio III e episódio IV. Então ele é o ultimo filme lançado e se situa antes do primeiro que na verdade é o terceiro e...espera ai...acho que me perdi. Bom, deixa pra lá.
E como não poderia deixar de ser, o fãs da saga podem encontrar no filme várias referências ás trilogias anteriores. Um exemplo é que o filme mostra como os rebeldes conseguiram os planos para destruir a Estrela da Morte. Então Rogue One é um prato cheio para os fãs. Mas e alguém que não assistiu nenhum dos filmes anteriores? Qual seria a impressão sobre o filme? Pois bem, este que vos escreve é um dos poucos espécimes que não assistiu nenhum dos filmes da aclamada saga. E antes que o conselho Jedi me julgue, não estou dizendo que o filme é ruim, apenas nunca tive interesse de assistir. Mas então fui convidado á assistir Rogue One e topei. Então agora vou tentar passar para vocês as impressões de alguém que assistiu Star Wars pela primeira vez.

Antes de começar vale falar que mesmo não tendo assistido os filmes conheço pelo menos o básico: Darth Vader é do Luke, tem o Mestre Yoda, a força, os Jedis, a Estrela da Morte, os Stormtroopers etc. Agora vamos começar


O descrente da força

Quando fui convidado á assistir o filme fui sem esperar muita coisa. Era mais um passatempo. Não esperava que o filme me surpreendesse. Mas  estava enganado. Rogue One conseguiu me cativar. Sai da sessão satisfeito. Os olhos brilhando como um criança. E a sensação de " assisti um filme de Star Wars e gostei" . 


Longa Espera...

Apesar de ter alguma ação e fatos importantes para a trama logo no inicio, o filme demora para embalar. Por um momento eu pensei " depois que dessa eu nunca mais assisto Star Wars mesmo..." Mas a espera vale a pena. Quando a trama começou  á desenrolar me deixou ansioso esperando pelos próximos acontecimentos.

Cadê os Jedis?

Bom, eu não conheço muito a mitologia da saga mas quando falavam de Star Wars para mim eu logo pensava no Jedis. E quando fui assistir Rogue One esperava vê os famosos guerreiros da força e suas batalhas com sabres-de-luz. Fiquei só na vontade. Nada de Jedis, nada de sabre-de-luz. Depois que fui entender que os Jedis são raros, praticamente lendários. ( não riam, eu achava que tinha um Jedi em cada esquina ). Não teve lutas de sabre-de-luz mas gostei das batalhas que vi. Tanto as épicas batalhas no espaço, quanto ás guerrilhas em terra, as cenas de confronto me deixaram satisfeito. O unico momento de sabre-de-luz foi numa cena com Darth Vader.

Em escala beeem maior...

Aqui vou falar de um fato que para os fãs da saga pode ser banal mas para mim que assistiu pela primeira vez foi interessante. A escala galática. Quase cem por cento dos filmes e series que assisti se passa no mesmo planeta ( Terra na maioria das vezes ) ou no máximo entre dois ou três planetas. Acho que meu recorde era " O Destino de Jupiter". Então ao ver os personagens se deslocando, não só para outro planeta, mas para outro sistema, realmente mexeu comigo. E falo de maneira positiva. A expansão do universo, as viagens interplanetárias...eu não me lembro de visto antes em uma escala tão grande. Novamente, me senti como uma criança descobrindo um novo lugar no quintal de casa.

Antes de continuar, sei que já avisei sobre spoilers mas agora vou entregar um "superspoiler". Esteja avisado



Sacrifício 

Jey, a personagem principal, junto com outros personagens que apareceram no filme, se envolvem em uma missão ode eles precisam roubar os planos de construção da Estrela da Morte e enviar para a Aliança Rebelde. Para isso eles formam um grupo que vai para o planeta onde fica a instalação que guarda estes projetos ( não lembro o nome do planeta, nem da base, nem de nada e como a proposta é passar minhas impressões preferi não consultar a internet). Durante a missão, um á um os personagens vão morrendo. Nesta hora já pensei "sempre assim, o pessoal vai para uma missão, os tonto morre tudo pela missão e a personagem principal vai ficar viva e sair como heroína". E mais uma vez fui surpreendido. A personagem principal morre também. E não foi aquela matança sem sentido. Os personagens em destaque que morreram, se foram de maneira interessante. O que deu um sentido diferente ao filme. Eles morreram por uma causa. E graças á eles os rebeldes tem uma nova esperança. E analisando depois, eles tinham realmente que " sumir" já que nenhum deles aparece no filme posterior. Então se for para desaparecer, que seja de maneira honrosa. Na minha opinião foi uma grande sacada da trama.

Participações ilustres

Para os fãs alguns dos momentos mais bacanas foram as aparições do Darth Vader e da Princesa Léia. Quando eles aparecem dava para ouvir os sussurros de admirações da galera no cinema ( sim, sussurros. Nada de gritos. Peguei uma sessão com um pessoal mais contido). E mesmo entendendo que para quem curte a saga, esses foram momentos marcantes, para mim foi um tanto indiferente. 

E é isso pessoal. Vocês acabaram de ver ( pelo menos tentei fazer vocês verem) como foi meu mergulho nesta história. Minha intenção aqui não foi falar mau ou criticar e sim passar de maneira um pouco descontraída Rogue One pelo ponto de vista de alguém, que não é fã da série. Depois acabei inclusive assistindo " O Despertar da Força ". Um titulo inclusive oportuno: Será que a força está despertando em mim? 
Falou galera até a próxima. E que a força esteja com vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário