Total de visualizações de página

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Teoria Pixar - por Agente Eleven


Fala galera e fãs de teorias. Hoje vou falar sobre uma das teorias mas bem boladas que já vi. Ela já roda á algum tempo na internet e você provavelmente já deve ter visto ou ouvido falar dela. É a Teoria Pixar, formulada pelo escritor Jon Negroni. Mas o que seria esta teoria? Bom, segundo o autor, todos os filmes da Pixar se passam no mesmo universo e estão conectados. Desta forma, todos eles juntos contam uma grande história. Difícil de entender? Bom, vou tentar desenrolar esta teoria pra vocês aqui.

Tudo começa em "O Bom Dinossauro" que mostra o inicio do universo Pixar. Este filme não afeta tanto assim a hitória, serve mais para mostrar que o universo Pixar já iniciou diferente do nosso. Ali o meteoro que extinguiria os dinossauros nunca caiu na Terra, assim dinossauros e humanos conviviam juntos. porém os dinossauros não voltariam á aparecer em outros filmes. O seu desaparecimento pode ser explicado pelas bruscas variações do clima.
Depois vem " Valente" e aqui as coisas começam á ficar interessantes. Aqui temos uma bruxa que se teletransporta através de portas e possui uma mágica que faz com que animais e objetos se comportem como humanos.

Com o passar do tempo, como resultados dos experimentos da magia da  bruxa, os animais passaram a ficar mais inteligentes e começa então um conflito entre humanos e animais.Isto pode ser visto em "Ratatoille", "Procurando Nemo" e " Up". Em "Ratatatouille" temos o rato Remy que sonha em ser um chef de cozinha e consegue se comunicar com os humanos.

 Em Up, o vilão Charles Muntz toma conhecimento desta capacidade dos animais e tenta tirar proveito da situação criando um exercito de cães que se comunicam por coleiras que traduzem seu pensamentos. No final, com a derrota do vilão, os cães ficam livres por ai.

 É em "Up'' também que vemos que, ao tomar conhecimento de que os animais estão ficando mais inteligentes e o conflito entre os dois lados aumentar, os humanos começam á investir em desenvolvimento tecnológico. aqui surge grandes corporações como a BLN, que pode ser vista fabricando tecnologias em "Up", "Toy Story" e "Wall-E", Neste ultimo inclusive, a empresa dominava quase todo o planeta. Em " Procurando Nemo", vemos que os animais estão cada vez mais inteligentes, vivendo em comunidades parecidas com a dos humanos, com escola etc.

Com o aumento da tecnologia um novo lado surge neste conflito: o das máquinas. Em " Os Incriveis" vemos bem esta parte quando o robô se rebela contra seu criador humano e passa á agir por conta-própria, mostrando que no final, eram as máquinas que estavam manipulando os humanos. Esta hostilidade  das máquinas pelos humanos pode ter começado em "Toy Story".

Os brinquedos (encaixados no quisito máquinas) são usados pelos humanos e depois descartados. A revolta dos brinquedos pode ser vista nos três filmes. Assim cansadas de serem usadas, as máquinas resolveram tomar conta da situação.

As máquinas porém não matam os humanos e sim os escravizam, principalmente por meio da já citada BNL. Assim, o lado mais fraco, o dos animais acaba derrotado e os animais acabam extinto. Com o aumento da tecnologia desenfreada e consequentemente a polução do planeta, a Terra fica inabitável para os humanos, que são enviados para uma base espacial, onde são controlados pelas máquinas, aguardando a Terra ser habitável novamente.


Aqui, começa a era onde ao planeta é completamente dominado por máquinas, como vimos em "Carros". Mas as máquinas precisam do humanos como fonte de energia e sem eles por perto, a era das máquinas também chega á seu fim. Resta apenas uma máquina no planeta:Wall- E. No final do filme, quando os humanos voltam para a Terra, vemos eles plantarem a primeira muda que se transforma então em uma arvore.

Esta árvore é nada mais, nada menos que a árvore de "Vida de Inseto". Aqui, não vemos humanos por que eles ainda são poucos. Já os insetos se multiplicam rapidamente e desenvolvem uma sociedade ainda mais evoluída do que a que vimos em " Procurando Nemo".

Dando um grande salto de tempo após o repovoamento da Terra, a evolução e possíveis mutações fazem surgir os Monstros. O mundo de " Monstros S.A. é a Terra em um futuro distante. Mas os monstros, assim como as máquinas precisam dos humanos como fonte de energia. Como no futuro não existem mais humanos, eles usam as portas como portais temporais para voltar no passado e assim coletar o grito dos humanos ( e posteriormente os risos ) que eles utilizam como energia.

E chegamos na ultima ponta da trama e a personagem mais importante de toda esta teoria : Boo. Boo tem contato com este mundo fantástico dos monstros e faz amizade com Sulley. Mas depois ela volta ao seu mundo e não recebe mais a visita dos monstros. Focada em reencontrar seu amigo peludo ela descobre como voltar ao passado. E assim ela viaja até tempos antigos e se torna a bruxa que vimos em "Valente". Por isso a porta da caverna dela leva cada vez á um lugar diferente. Resumindo, a amizade entre Boo e Sulley e a busca dela por seu amigo é o fio que une todos os filmes da Pixar.

Espero que vocês tenham gostado. Valeu. Até a próxima pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário