Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

MARCO ZERO: UM ROBO , UM DILEMA

PARTE FINAL

DILEMA

O dia do dilema finalmente chegou. Nosso pequeno zoológico cresceu, fizemos muitos experimentos para testar o quanto à espécie humana é frágil. 
Em Marco Zero eles acreditavam que realmente eram os soberanos, que nenhuma espécie os superaria e que apesar das adversidades, apesar de a terra estar em ruínas eles continuavam firmes suportando o necessário para um dia reinar novamente. Vi muita crueldade dos humanos com nossa espécie e com a própria espécie. As classes sociais se formaram e com isso veio o preconceito, o orgulho e a indiferença. A ganância foi o que mais chamou nossa atenção. Não entendemos por que uma espécie que tem tanto potencial pode ao mesmo tempo pode ser tão autodestrutiva. Em Marco Zero se formou um Estado excludente onde os interesses de uma classe privilegiada ficaram acima do bem geral. Por que os humanos não aprendem? 
No dia da decisão final o conselho que me enviou a Marco Zero me convocou. Sim! Assim como muitos eu fui enviada para o zoológico para observar o comportamento humano e avaliar se essa espécie tem condições de ser restabelecida na terra. O planeta está repleto de irmãos e irmãos meus vivendo harmoniosamente, estudando uma forma de devolver a fauna e a flora ao planeta e transformá-lo em um santuário para as espécies que criamos nos nossos laboratórios. Mas ainda restava um animal para completar nossa coleção, o ser humano. No dia do veredito eu me fiz perguntas inquietantes: 
 “Depois do que eu testemunhei e a experiência que tive com meu amado amigo Salomão, as mães que cuidavam dos filhos com tanto amor que não consigo expressar, os amigos sorrindo, a felicidade das crianças ao brincarem e inventarem milhares de histórias, a esperança que muitos tinham de que um dia sairiam para o mundo e ele seria novamente verde. Tudo isso me comove muito eu tenho muita vontade de dar uma chance a essa espécie. Mas o que eles vão fazer quando descobrirem que vivem em um mundo de ilusão, que seus cientistas mais brilhantes são da bossa espécie, que tudo que aprendem nas escolas é ilusão? Eles vão se rebelar? Travar uma guerra com nossa espécie? Esse é meu dilema, será que eu aprovo a continuidade dessa espécie que para muitos dos meus irmãos não passam de uma praga. Eu tenho dito aos meus semelhantes que não podemos ser tomados pela amargura e vingança, se não estaríamos nos tornando tão vis quanto os humanos. O que farei? Esse dilema tem me consumido.” 
O conselho do projeto era composto por tres robos que repesentavam os interesses da nossa espécie, me lembro que eles me perguntaram paenas uma vez, com tom sereno e decisivo:

 - "Genóide Eva, o projeto deve continuar?"

 infelizmente  eu escolhi cancelar o projeto, não agüentaria ver os humanos se matando, disputando por um espaço na nossa sociedade, os poderosos entre eles iriam massacrar os mais pobres. Foi uma decisão muito difícil, mas o dilema ainda fica me perseguindo. Será que eu deveria ter mantido o zoológico era justo eles viverem aquela mentira por mais tempo? 
Como eu decidi pelo fim do projeto rapidamente o domo foi desligado, por alguns instantes eu dei um triste adeus para os humanos numa pesada tarde onde o sol deitava-se no horizonte tristemente. Depois do domo removido os humanos viram ao longe nossa cidade, e uma quantidade de robôs que acompanhavam o fim do projeto. Uma bomba de composto químico simples foi ativada e todos na cidade evaporaram. Chorei muitos anos de luto porque eu gostava do meu zoológico. Mas eu não podia suportar a idéia de eles competindo e se matando por um lugar entre nós.
   

fim


Nenhum comentário:

Postar um comentário