Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de março de 2017

AMONIO, O ZUMBI VEGETARIANO #17

VERSÃO DOS FATOS #1

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 

FALA  VIVOS! BLZA? ESPERO QUE SIM. HJ EU VIM FALAR DE UM ASSUNTO QUE A MAIORIA DESCONHECE, OU SABE UMA VERSÃO MUITO “NADA A VER”. É O DIA INTERNACIONAL DA MULHER! E COMO SEMPRE LA VAI A KIBAGEM!!

 Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março. A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu no final do Século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, de direito de voto. Em 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhaga, a líder socialista alemã Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual das lutas por direitos das mulheres trabalhadoras.
As celebrações do Dia Internacional da Mulher ocorreram a partir de 1909 em diferentes dias de fevereiro e março, a depender do país  A primeira celebração se deu em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, seguida de manifestações e marchas em outros países europeus nos anos seguintes, usualmente durante a semana de comemorações da Comuna de Paris, ao final de março. As manifestações uniam o movimento socialista, que lutavam por igualdade de direitos econômicos, sociais e trabalhistas ao movimento sufragista, que lutava por igualdade de direitos políticos. Em 1910, durante uma conferência internacional das mulheres, que antecedeu a realização da reunião da Segunda Internacional Socialista de Copenhague, Dinamarca, foi estabelecido o Dia Internacional da Mulher, celebrado no ano seguinte no dia 19 de março por meio de numerosas manifestações em países como Alemanha, Áustria-Hungria, Dinamarca e Suíça.
Posteriormente, no início de 1917 na Rússia, ocorreram manifestações de trabalhadoras russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Os protestos foram brutalmente reprimidos, precipitando o início da Revolução de 1917. A data da principal manifestação, 8 de março de 1917 (23 de fevereiro pelo calendário juliano), foi instituída como Dia Internacional da Mulher entre o movimento internacional socialista. [...] Após 1945, a data tornou-se principalmente um feriado comemorado nos países do chamado bloco comunista. Em 1955, segundo as autoras francesas Liliane Kandel e Françoise Picq, surgiu o mito de que a data teria como origem a celebração da luta e da greve de mulheres trabalhadoras do setor têxtil em Nova York em 1857 que haviam sido duramente reprimidas pela polícia ou mortas em um incêndio criminoso na fábrica, segundo diferentes versões do mito. Não há indícios de que isso tenha ocorrido e segundo as autoras, a origem desta versão ocorreu entre feministas francesas que durante a Guerra Fria buscavam uma origem à comemoração que estivesse desvinculada da história da luta socialista.
EM RESUMO, O DIA INTERNACIONAL DA MULHER ESTÁ MUITO MAIS LIGADO AS LUTAS SOCIAS E O DESEJO DE UMA SOCIEDADE IGUALITÁRIA, ONDE O GENERO NÃO DETERMINA EM NADA A CAPACIDADE DE ALGUÉM. A CONVERSA QUE NÓS OUVIMOS POR AÍ, DEIXA MUITO A DESEJAR, PORQUE O REAL SENTIDO DO DIA DA MULHER É LEMBRAR QUE O OPRIMIDO UNIDO É MUITO MAIS FORTE QUE O OPRESSOR.
fonte: wikipedia.

ATÉ MAIS LINDOS E LINDAS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário