Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

A cor do horror é amarela - por Agente Eleven



Um ser sobrenatural envolto de mistério conhecido como O Rei de Amarelo. Esse é o personagem que o escritor Robert W. Chambers nos apresenta em seu livro homônimo. Mas o que viria  as ser esta criatura? As pistas que chega até nós é através do livro ficticio introduzido em quatro das 10 histórias que compõe a obra. Na mitologia do autor, este livro é baseado em peça teatral em dez atos. O conteúdo do livro não é revelado. apenas se sabe que ele é capaz de levar os seus leitores á insanidade. Aqueles que ousam á folhear suas paginas serão assombrados pela figura do Rei de Amarelo e pouco á pouco vão perdendo sua lucidez, mergulhando em mundo doentio e caótico. Além da figura emblemática do Rei de Amarelo, os contos fazem referencia á Carcosa, não sabendo se esta é um delirio ou uma cidade em outra dimensão. O que se sabe é que ela deixa um sentimento saudoso  em quem á conhece.




A mitologia amarela, como ficou conhecida a obra de Chambers, foi apropriada por apreciadores de HP Lovecraft, onde é possivel encontrar o Rei de Amarelo sob o nome de Hastur, uma das divindades ancestrais do cenário de horror, muitas vezes referido como sendo irmão de Ctchulhu. Aqui o Rei de Amarelo toma vida e forma sendo criado cultos e lendas sobre ele.



Finalmente temos a HQ O Rei Amarelo em Quadrinhos, da editora Draco. Nesta revista, a obra de Chambers é contada através de oito histórias repletas de horror. O horror amarelo surge através de várias faces atormentando a vida dos personagens e das pessoas á seu redor levando-os á atos de loucura tragados pelo fosso amarelo e levando consigo toda alma infeliz que cruzar seu caminho. Assim funciona o terror amarelo: uma vez tocado por ele a unica saída é a insanidade ou o conforto nos braços da morte aonde a alma almeja alcançar Carcosa.



Para aqueles que gostam de horror e se identificam com as obras de Lovecraft, O Rei de Amarelo será uma leitura no mínimo interessante. Mas lembre-se. Cuidado com a sua sanidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário