Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

a Turma da Mônica que não está mais no gibi - Por agente Eleven



Fala galera. Em plena era do " politicamente correto" trago pra vocês coisas que você não vê mais nas histórias da Turma da Mônica.

1- O Cascão brincando no lixão
Nosso amigo sujinho tinha o seu refugio: O lixão. Quando ninguém mais queria brincar com ele, era lá que ele passava seu tempo, nadava em entulhos, encontrava objetos para fazer suas "obras de arte''...enfim, ali ele podia ser ele mesmo. Hoje em dia ele não faz mais isso. Por quê? Segundo o próprio Cascão há perigo de pegar doenças ou se machucar nos entulhos além de incentivar as crianças á brincarem no lixão. Mas pensando bem, hoje as crianças mau brincam na rua imaginem se vão querer brincar no lixão? Só se for um aplicativo pro celular.

2 - Sem rabiscos nos muros
 Lembra-se dos desenhos e desaforos sobre a Mônica que o Cebolinha fazia nos muros? Pois é. Estes também encontraram seu fim nas paginas do gibi. Afinal escrever no muro não é legal não é mesmo? A solução encontrada foi desenhar em cartazes colados no muro. ( seis por meia duzia?).

3- Criança de babá não pode
Quem acompanha as historias da turma sabe que o Cebolinha tem uma irmãzinha. A Maria Cebolinha. E de vez em quando os pais dele saim e o deixava de babá. Muitas destas vezes ele contava com a ajuda de seu amigo Cascão. e claro que isto só podia dar confusão. ( tem uma história hilária em que eles perdem a Maria Cebolinha e a substituem por um fantoche de meia ). Mas hoje em dia isto não acontece mais. Tudo para não incentivar aos pais deixarem uma criança tomando conta de outra. Tá eu sei que a intenção é boa. Que era falta de responsabilidade dos pais do Cebolinha. Mas que era engraçado era.

4 - Campanha do desarmamento
Nhô Lau é um personagem recorrente das histórias do Chico Bento. Ele tem um grande problema em seu pomar, mais especificamente em sua goiabeira: os meninos da roça vivem pendurados nelas roubando suas goiabas. O Chico Bento então nem se fala. Para proteger sua propriedade o Nhô Lau contava com sua espingarda de tiro de sal grosso. Assim os garotos acabavam levando um tiro nos fundilhos. Mas eis que a campanha do desarmamento chegou até a roça. E agora o pobre do Nhô Lau tem que se vira de mãos vazias para expulsar penetras. Os fundilhos dos garotos agradecem.


É isso ai pessoal. Para aqueles que como eu sente falta destas e outras histórias resta os almanaques e as republicações das histórias clássicas. E antes que alguém diga algo: Não, não sou á favor de brincar no lixo, pichar muros, ser irresponsável deixando crianças sozinhas em  casa ou sair por ai atirando sal na bunda dos outros. Mas estamos falando de histórias em quadrinho. E pelo menos eu me divertia em ver o quanto destas histórias eram "surreais" do tipo "imagina se eu ia fazer isso na vida real. as histórias da Mônica e sua turma continuam. Ainda estão divertidas ( leio até hoje ) mas estes detalhes que hoje não vemos mais nas histórias tiraram um certo tempero nas tramas. Apenas me imagino contando pros meus filhos e netos: "No meu tempo o Cascão brincava no lixão"...
Até a próxima pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário