Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Liga da Justiça e os Deuses Gregos. - Por André ( Eleven ) C. O.



Salve galera.
Na animação "Liga da Justiça - Guerra'', a mulher maravilha compara os heróis da liga om o panteão grego. Bom, há muitas semelhanças entre os super-heróis e os deuses do Olimpo. Algumas tão explícitas que parece mesmo que o personagem foi inspirado na divindade. Bom, apresento aqui as correlações dos heróis que por enquanto fazem parte do time que vai para a telona. Algumas são diferentes da mostrada na animação. Diferentes não errada pois uma vez que se trata de correlações podem haver pontos de vista diferentes.

Superman/ Apolo

Apolo é o deus solar do panteão grego e portanto, assim como o Sol é o centro do sistema solar,Apolo tem um papel central entre as divindades. Ele que trás a luz do Sol para a humanidade trazendo assim a clareza, a vida e a esperança. Bem, os poderes do Superman provem do Sol, e assim como este, ele representa um papel central na liga. Além disso, a imagem do herói sobrevoando a cidade lembra de Apolo passando pelo céu com sua carruagem trazendo o Sol.


























Mulher-Maravilha/ Arthemis

Arthemis é uma deusa lunar, as vezes representada como uma guerreira portando um arco (representado pelo quarto crescente da lua). Portanto, nossa amazona esta correlacionada com esta deusa, representando a mulher guerreira. Aliás, Arthemis era conhecida pelos gregos como Diana e era a deusa das amazonas. Como todos sabem, Diana é o nome da Mulher-Maravilha.





Flash/Hermes

Esta é fácil. Hermes era o deus dos viajantes e também mensageiro, portanto se movia velozmente. Flash portanto representa este deus. Os símbolos de raio que Flash tem nas laterais da cabeça lembram o capacete com asas de Hermes, que possuía também sandálias aladas. Uma curiosidade é que Hermes era conhecido por pregar peças nas outras divindades do panteão.

           





Cyborgue/ Hefestos

Hefestos era o deus da forja. Ele fabricava armas, incluindo os raios de Zeus. Portanto era o Deus da "tecnologia'' na época. Cyborgue poderia ser chamado de Hefestos moderno. Tem acesso á variás maquinas através de seu computador acoplado além de possuir varios dispositivos e armas.






Aquaman/Poseidon
Uma correlação obvia. Um senhor dos mares portando um tridente. Aquaman pode ser considerado o próprio Poseidon. Além disto Poseidon era responsável por prover recursos, uma vez que o mar era a melhor maneira dos gregos retirar seu sustento. Da mesma maneira, o monarca Aquaman é responsável por cuidar e prover uma vida boa á seu povo.









Batman/Hades

Hades é um deus introvertido e sombrio. Bom, este é o perfil do Batman. Vale lembrar que Hades é o governante do submundo e que a entrada para tal era muitas vezes representada por uma caverna. Aqui temos então a Batcaverna, onde Batman mergulha em seu próprio mundo afastado dos demais heróis.




Como eu disse, me limitei aos seis heróis que possivelmente estarão no filme da Liga da Justiça. E comparado ao desenho que citei alguns não estão aqui, outros que citei aqui não tem no desenho e ainda há o que esta nos dois mas com correlações diferentes. Mas como dizem: o que vale é a intenção. Fico por aqui pessoal. até  a próxima.

4 comentários:

  1. Mas sobre os outros: Tipo o Shazam claramente é Zeus mas e o lanterna verde? Tipo só uma curiosidade minha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que eu saiba apollo seria o lanterna pq luz né ? o super devia ser ares pq ele é uma maquina de guerra

      Excluir
    2. Superam tem tudo haver com apoio, na mitologia apoio absorvia o poder do sol para ganhar super força, velocidade, calor... então tem tudo haver com o superam...

      Excluir