Total de visualizações de página

domingo, 14 de agosto de 2016

OS OITO ODIADOS POR JONY PEREIRA

Os Oito Odiados


Quentin Tarantino esta de volta com seu filme western (filme de faroeste ou cowboys) filmado no colorado EUA, os oito odiados, tendo esse nome dando referencia aos oito personagens da historia, ou também pode ter haver por ser seu oitavo filme. O filme tem tantas coisas interessantes que fica difícil saber por onde começar. Bom, algo interessante de falar pra começar é que os oito odiados foi filmado em 70 milímetros. E o que seria isso? É uma forma de filmagem que captura uma imagem mais ampla da cena, uma imagem mais panorâmica e de melhor qualidade, pesquisei um pouco sobre isso e vi que são 252 megapixels de imagem. Esse tipo de filmagem que alarga a imagem já foi muito usado no passado, por volta dos anos 50 e 60, mas por ser muito cara a produção, não foi mais utilizado, ate agora pelo menos.


Quentin Tarantino se dedicou muito nesse filme, como em todos os outros logicamente. Seus filmes são muito bons, não é essa mesmice que se vê nos filmes atualmente, onde no começo do filme já se pode ver o que esta pra acontecer, quem pega quem, quem morre, etc. Quentin Tarantino é diferente em tudo, seus roteiros são muito bem escritos, diálogos e monólogos excelentes, a historia não corre de forma linear, não segue uma sequencia lógica às vezes, mas mesmo assim quem assiste não fica perdido, mas fica com vontade de descobrir os mistérios que vão surgindo no decorrer da trama. A historia te envolve, é convidativa e sempre surpreende com os acontecimentos. O filme é dividido em seis capítulos, a primeira parte se passa em uma carruagem onde é construído um dialogo muito interessante e o restante do filme se passa em uma casa que parece que é uma pousada para viajantes. O filme é composto basicamente por diálogos, mas diálogos muito bons e dinâmicos que te deixam curioso pra poder saber qual o mistério da trama.




Nos EUA o filme teve três horas e dois minutos com um intervalo de doze minutos, foi apresentado como uma peça. Aqui no Brasil não tem a versão 70 mm, por isso não vamos poder absorver do filme tudo o que ele pode oferecer, mas isso não interfere na historia, da pra se divertir e se impactar com a obra de Tarantino.



O elenco é excelente composto por, Kurt Russell, Jennifer Jason Leigh, Samuel L. Jackson, Walton Goggins, Demian Bichir, Tim Roth, Michael Madsen, Bruce Dern, Channing Tatum.



Esse filme, segundo algumas pesquisas, faz certa critica ao problema da policia contra os negros. Tarantino participou de um protesto contra a violência, isso não foi bem visto por policiais e pessoas da área e isso acarretou em represálias e o lançamento do filme correu risco de sofrer boicotes. O filme toca sim nessa questão racial, tem algumas cenas fortes e diálogos escrachados muitas vezes.



Bom, agora vamos para filme propriamente dito. Uma coisa muito interessante nesse filme é que parece que não tem um protagonista, todos os personagens tem um papel importante na historia, todos parecem ter uma mesma importância. Logicamente que tem uns que se destacam mais que os outros, mas se um deles faltasse não seria a mesma coisa, todos foram indispensáveis. A historia se passa uma década depois da guerra civil americana. Tarantino diz que tem muita representação simbólica da batalha de Baton Rouge, mas a historia do filme é de sua autoria.
Três personagens estão em uma carroça (local onde se passa boa parte do filme) no caminho encontram mais dois pedindo carona porque a nevasca ta muito forte. A partir daí os mistérios já começam. Eles estão indo para a cidade Red Rock mas tem que parar no armazém da Minnie, para esperar a nevasca passar e eles prosseguirem viagem. La encontram mais quatro personagens. A partir daí o filme se passa todo no armazém e a historia é sustentada apenas por diálogos e atuações fantásticas. Por ser filmado em 70 mm o cenário pode ser visto como um todo, possibilitando ver os personagens principais da cena, mas também a reação dos outros personagens cada um no seu canto fazendo alguma coisa que pode dizer algo que tenha haver com a trama.
Daí por diante esta por conta de vocês. Aqui foi só um panorama geral do filme e dos bastidores, agora é só assistir. Lógico que o filme tem seus defeitos, mas como disse antes, aqui é somente uma visão de fã e não de um critico profissional. Mas vou deixar os links dos vídeos e textos que pesquisei pra que se alguém tiver curiosidade ou quiser saber algo com mais detalhes ou mais profundidade possa pesquisar e ate ir mais alem dos sites que pesquisei.
Para concluir, Quentin Tarantino foi muito elogiado por esse filme. As pessoas estão vendo nele uma evolução como diretor. Não dizem que esse é seu melhor filme, mas sua evolução na direção, no texto e na trilha sonora é evidente. Dizem que esse filme foi uma declaração de amor do diretor ao cinema.  Ennio Morricone é um compositor de musicas para western das antigas faz a trilha sonora do filme de Quentin Tarantino, essa união foi muito boa mesmo. Fizeram uma obra prima.



De todos os vídeos e textos que pesquisei tenho citar um vídeo do Marcelo Silva do canal do youtube pós credito que disse que esse filme é como o vinho que com o tempo só fica melhor e que em um primeiro momento o filme não parece ser muito bom, mas quando se começa a pensar no filme mais se gosta dele porque se passa a perceber as coisas boas que ele oferecer e acaba se percebendo o cuidado que o diretor teve para fazer o filme. Bom é isso, espero que gostem e até o próximo texto.


Bibliografia
Canal Pós Credito – Os Oito Odiados https://www.youtube.com/watch?v=KyM8PV0OiDU
Canal Meus Dois Centavos – Os Oito Odiados https://www.youtube.com/watch?v=jLrD7GQMPig
https://www.youtube.com/results?search_query=os+oito+odiados+critica – esse link leva pra pagina onde tem o restante dos vídeos que vi
Canal Omeletv – O Veredito https://www.youtube.com/watch?v=GWm1pnKhfSw
Preview - Quentin Tarantino solta o verbo sobre os bastidores de Os Oito Odiados http://revistapreview.com.br/entrevista/quentin-tarantino-solta-o-verbo-sobre-os-bastidores-de-os-oito-odiados/

Omelete lexcorp - O 8 Odiados | Filme terá versão especial para salas em 70mm http://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/o-8-odiados-filme-tera-versao-especial-para-salas-em-70mm/

Nenhum comentário:

Postar um comentário