Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Universos Marvel - por Agente Eleven

Fala galera.
Quando falei da nova revista do Dr. Estranho mencionei que o universo Marvel passou por uma reformulação. Personagens vão e personagens vem, algumas coisas mudam e outras não, tem coisas bacanas e outras que preferíamos não ter visto, universos se colidem e essas coisas assim. Mas não vou entrar em detalhes. O fato é que o Universo 616 já não é mais o mesmo.
Para quem não sabe, o universo 616 é o universo da Marvel onde se passa a cronologia principal. Mas além deste há outros universos, alguns inclusive já tiveram títulos próprios. Falarei de alguns deles. Então, apertem os cintos e se preparem para uma viagem pelos Universos Marvel.

Novo Universo

Esse eu creio que só é conhecido pelo pessoal das antigas. Eu mesmo conheço bem pouco dele. Criado em 1986 em comemoração aos 25 anos da Marvel. De inicio era fazer uma atualização dos personagens tradicionais da Marvel mas a ideia foi rejeitada. Então o editor criou um universo totalmente novo. A proposta deste universo era ele ser mais "realista" que o universo tradicional. Assim não haveria seres mitológicos, mutantes, extraterrestres, magia e coisas do tipo.
Entre os personagens deste universo havia Estigma, Justice e a Força PSI. Tudo começou com o Evento Branco, quando uma luz estranha, ligada á Estigma e A Marca da Estrela, banha a Terra por alguns minutos transformando alguns humanos em superseres.
Por vários motivos as histórias não cativaram os leitores e as vendas eram baixas o que levou ao fim o Novo Universo.
Força PSI
Estigma e a Marca da Estrela



2099

Uma versão futurista do universo Marvel. Criado em 1992, este universo trazia histórias passadas em um futuro alternativo, projetando o universo Marvel pra cerca de 100 anos no Futuro. A ambientação das histórias era repleta de elementos cyberpunks.
 Após sofrerem uma grande caçada e quase serem extintos, os superseres voltam á surgir. Assim temos um Homem Aranha 2099, um Hulk 2099 e os X-Men 2099. Os editores queriam que os personagens de 2099 não dependessem diretamente de suas contrapartes. Assim o Homem Aranha 2099, por exemplo, não tinha nenhuma ligação com o Homem Aranha do "passado" tendo apenas se inspirado neste. Havia também casos como o herói Ravage 2099 que não era inspirado em nenhum personagem anterior sendo assim um herói original do universo 2099.
Apesar de ser uma proposta interessante o universo 2099 e de seu sucesso inicial, o universo 2099 perdeu muito publico com o tempo e acabou sendo cancelada com muitos arcos e histórias em aberto.

Homem Aranha 2099
X-Men 2099


Poder Supremo

O Esquadrão Supremo não se trata de um universo em si já que desde sua aparição, em 1972 em uma história dos Vingadores, já tiveram varias versões. Algumas inclusive interagindo com o universo tradicional ou com o universo Ultimate. Aqui vou falar do universo apresentado na série publicada entre 2003 e 2005. Para começar vale dizer que os personagens deste Universo foram "inspirados" na Liga da Justiça, da DC comics. Assim temos um alienígena que chegou, ainda bebê, dentro de uma nave. Um velocista, uma guerreira com origens gregas entre outros.
Tudo começa quando uma nave contendo um bebê alienígena cai na terra. O governo se apossa da criança e passa á treina-la  para trabalhar para eles sob o nome de Hipérion. A chegada da nave trás consequências para o universo e superseres começam a aparecer.
Os enredos são cheios de violência e nudismo e várias questões sociais são apresentadas.
Apesar de sua vida curta, este é um dos meu universos favoritos.

Esquadrão Supremo



Ultiverso

Lançado ma época dos filmes do X-Men e Homem Aranha esta linha tinha como objetivo capturar o público que se interessou pelos filmes mas não conhecia o universo Marvel. Assim, recriando as origens dos personagens, os editores davam a chance do pessoal conhecer os icones da editora sem ter que recorrer á dezenas de revistas antigas.
A proposta era recontar as origens dos personagens mas situando as histórias no século 21. Os editores tinham total liberdade para criar sem ter que se ater aos personagens antigos. Surgiu assim um Homem Aranha, um Quarteto Fantástico, os X-Men e os Vingadores, aqui chamados de Supremos. Com enredos mais dinâmicos, as histórias situavam os personagens no mundo moderno. Uma característica interessante deste universo é que, como o objetivo era atrair um publico jovem, alguns personagens são apresentado em versões mais novas que suas contrapartes. E apesar de o público alvo ser novos leitores, a verdade é que o Ultiverso conquistou também alguns leitores antigos.
Após Guerras Secretas o Ultiverso chega ao seu fim. Mas alguns de seus personagens, Homem Aranha por exemplo, passarão á fazer parte do universo tradicional. ( que aliás está infestado de aranhas rsrsr).
Quarteto Fantástico Ultimate
Supremos - Os Vingadores Ultimate

Zumbiverso

É isso galera. Nem a Marvel escapou de ter seu apocalipse zumbi. Não se tem muito o que falar deste universo. Basicamente é uma realidade onde um feixe de luz trás algo estranho para a terra, o herói Sentinela infectado por um vírus zumbi. Ao tentar confronta-lo, os Vingadores são infectados também e á partir dái os virus começa a se espalhar por vários heróis.
O interessante é que este universo interagem com outros universos, incluindo o Ultiverso.

Heróis Zumbis


E aqui termina nossa pequena viagem. Esse lance de universos paralelo foi algo que eu sempre curti nos quadrinhos. E você conhecia esses universos? Conhece outros que não citei?
Por enquanto é só. Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário